Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Phoneutria nigriventer


Foto: Ivan Sanches (sítio)
Phoneutria nigriventer (armadeira)
Cor cinza ou castanho escuro, corpo e pernas com pêlos curtos, podem atingir até 17cm quando adultas, incluindo as pernas (corpo: 4 a 5 cm). que Tem por habitat natural as residências e seus arredores, bananeiras e folhagens de jardim. Costumam viver escondidas em lugares escuros, vegetação, calçados, etc., de onde saem para caçar, em geral à noite.
Por serem muito agressivas os acidentes são comuns causando dor intensa no local da picada, geralmente irradiando para a raiz do membro acometido. podendo ser graves para crianças menores de 7 anos pois é possível ocorrer choque neurogênico após a picada.
Ação do veneno:
Neurotóxica (periférica)
Choque
Colapso cardio circulatório
Edema Agudo de Pulmão
Deve ser feito o mais rápido possível nos pacientes que apresentam manifestações sistêmicas.
Básicamente o tratamento consiste na analgesia, pela infiltração local, ao redor da picada, de aproximadamente 4 ml de anestésico do tipo lidocaína a 2%, sem vasoconstritor.
Se necessário, repetir a mesma dose uma e duas horas após.
A soroterapia está sempre indicada quando estiver presente o choque neurogênico, em crianças menores de sete anos de idade e adultos com dor persistente após tratamento sintomático.
O tratamento complementar da dor local com banho de imersão, analgésicos e sedativos pode ser utilizado. Os mesmos cuidados referidos para a soroterapia antibotrópica devem ser tomados quando da administração do soro antiaracnídeo.

2 comentários: