Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

O que torna você sexy?

Acredita-se que a maior influência esteja relacionada a padrões culturais, mas uma série de estudos científicos pode ajudar a decifrar os mistérios da atração sexual.

Diz-se do amor que, para existir, deve pressupor certos laços estáveis entre duas pessoas: cumplicidade, lealdade, respeito e admiração são alguns deles. Já para a atração sexual, basta estar vivo. Aquilo que chamamos de "química", "estalo", "sex appeal", "libido" ou "tesão" independe da vontade própria e das circunstâncias. É algo que parece irresistível e incontrolável. Não importa se o casamento de alguém vai às mil maravilhas ou se a auto-estima está lá em baixo. Acontece na fila do cinema, numa reunião de trabalho ou na academia. Ninguém está imune a sentir desejo por outra pessoa a qualquer momento, mesmo que a coisa pare por aí. A magia da atração sexual, antes discutida apenas no âmbito da poesia e da cultura, passou a ser estudada pela biologia. Além da aparência física, da conta bancária, do temperamento ou do simples impulso de reprodução proposto por Charles Darwin, ainda há uma confusão de hormônios, circuitos cerebrais e substâncias químicas influenciando a questão de com quem se gostaria de ir para a cama.

Há um debate acalorado e antagônico entre sociólogos, historiadores, antropólogos contra a turma das ciências naturais – biólogos, neurocientistas, geneticistas. Para os primeiros, o grupo da área médica seria reducionista, orientado a limitar qualquer comportamento a sua dimensão orgânica. Ou seja: a atração sexual seria inerente e o ser humano responderia aos impulsos guiado por seu código genético. Já os cientistas sociais, na visão dos oponentes, seriam pouco rigorosos, acostumados a disfarçar o proselitismo ideológico sob pesquisas acadêmicas, já que consideram o tesão resultado único de padrões culturais. "Como as duas correntes não conseguem se desmentir empiricamente, o mais correto é imaginar que a verdade esteja entre uma coisa e outra", afirma a psiquiatra Carmita Abdo, do Projeto Sexualidade, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A teoria evolucionista é aplicada com freqüência no entendimento da libido humana. A questão do cheiro é um dos temas mais debatidos. Há dezenas de pesquisas que apontam indícios de que homens e mulheres se comunicam através de odores corporais associados a substâncias produzidas pelas glândulas apócrinas, os feromônios.

Mais em : http://scotty.ffclrp.usp.br/periodicos/veja/O_que_torna_voce_sexy.htm

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Laboratórios UNIP

Grande abraço para as equipes dos laboratórios da UNIP, que demonstram muito profissionalismo e agilidade nessa parceria com o corpo docente e alunos.


Como Professor parabenizo todos os profissionais pelo desenvolvimento dos trabalhos.

Da esquerda para direita  Thiago, Reinaldo Pito, Ana e Ana Paula. (Campus Norte)

By Regina's

sábado, 15 de outubro de 2011

Professores, alunos e família são eternos parceiros


Aos alunos, pais, avós e famílias
Fiquei muito feliz com as mensagens de alunos em relação ao dia dos professores e sei também que professores passam muuuuuuuitas horas junto dos alunos (muitas vezes mais tempo que os mesmos ficam em casa acordados). Como sabem, sou uma pessoa que gosto muito da minha profissão (professor) e sempre estarei ao lado dos meus alunos para que a formação dos mesmos seja cada vez mais sólida e significativa para o desenvolvimento da formação pessoal e profissional dos nossos estudantes.
Continuo sempre estudando e preparando novas estratégias para sempre aperfeiçoar o aproveitamento do aprendizado. ( que deve acentuar  a responsabilidade, seriedade e idoneidade de boas pessoas e profissionais).
Um grande abraço a todos meus alunos e familiares que de certa forma estamos todos ligados.
Atenciosamente

Professor Ivan Sanches

"Pontos quentes" Fukushima levantam temores de radiação

 A descoberta de "pontos quentes" de material radioativo espalha medo muito além da usina nuclear japonesa danificada em Fukushima. Mas especialistas dizem que não há ameaça de as pequenas manchas de radioatividade.

The discovery of 'hot spots' of radioactive material is spreading fear far beyond the damaged Japanese nuclear power plant at Fukushima. But experts say that there is no threat from the small spots of increased radioactivity now being discovered in large-scale surveys.

Saiba mais em: http://www.nature.com/

http://www.nature.com/news/2011/111014/full/news.2011.593.html

Doenças sexualmente transmissíveis na adolescência

Os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs ocorrem com freqüência na adolescência e aumentam as chances de contaminação pelo vírus HIV. Outras conseqüências são a infertilidade e o câncer de colo. No Brasil não há muitos relatos de casos de DSTs entre adolescentes, talvez porque somente a AIDS e a sífilis sejam de notificação obrigatória e cerca de 70% das pessoas com DST busquem tratamento em farmácias. Nos Estados Unidos, alguns autores calculam que 25% dos adolescentes tenham DSTs, sendo a faixa etária de 15 a 24 anos a de maior risco.


Saiba mais em:  Ministério da justiça
http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/artigo_cientifico/ler_artigo_cientifico.php?id_artigo_cientifico=108

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Geólogos começam a acertar previsão de terremotos


Em um futuro próximo, moradores de regiões geologicamente mais ativas poderão assistir às previsões de terremotos pela TV, como ocorre hoje com as previsões do tempo.
Previsão de terremotos
Se medir as variações do tempo é difícil, com ventos, nuvens, temperatura e tudo o mais facilmente mensurável, muito mais difícil é prever o que vai acontecer nas camadas internas da Terra, onde o homem não tem acesso.
Mas os geólogos não têm descansado, e agora estão colhendo os primeiros resultados.
Observando uma área de alto risco, as previsões de que um terremoto irá acontecer em um determinado período já são 10 vezes mais precisas do que uma previsão aleatória.
A conclusão é resultado de um desafio lançado pelo Centro de Terremotos do Sul da Califórnia em 2005.
Vai tremer ou não vai?
Para participar, os cientistas deviam prever a probabilidade da ocorrência de um terremoto, de magnitude 4,95 ou maior, entre 1º de Janeiro de 2006 e 31 de Dezembro de 2010.
A área do estado da Califórnia foi dividida em 8.000 quadrados, ou células, e os cientistas deviam apontar em quais células os terremotos ocorreriam e quando.
Durante esse período, terremotos atingiram 22 das 8.000 células, com o maior deles alcançado 7,2 de magnitude, em Abril de 2010.
Nesta semana, os organizadores publicaram um artigo científico comparando os resultados e dando seu veredito.
Probabilidade de terremotos
As previsões de todos os 7 grupos participantes apresentaram alguma utilidade.
A previsão mais precisa foi a apresentada pela equipe da Universidade da Califórnia em Davis, que acertou 17 das 22 áreas efetivamente atingidas e apontou o maior risco em 8 delas.
Os cientistas esperam agora que o trabalho inicie uma discussão mais ampla entre os geólogos que permita a construção, primeiro, de parâmetros para julgar quando uma previsão é melhor do que a outra e, segundo, de índices de probabilidade de terremotos que possam finalmente ser anunciados à população.
Bibliografia:

Results of the Regional Earthquake Likelihood Models (RELM) test of earthquake forecasts in California
Ya-Ting Lee, Donald L. Turcotte, James R. Holliday, Michael K. Sachs, John B. Rundle, Chien-Chih Chen, Kristy F. Tiampo
Proceedings of the National Academy of Sciences
October 4, 2011
Vol.: 108 no. 40 16533-16538
DOI: 10.1073/pnas.1113481108

sábado, 1 de outubro de 2011