Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TABELA DE ATUALIZAÇÃO DA NOMENCLATURA


*A elaboração da presente lista contou com a colaboração do Prof. Dr. Wagner Intelizano especialista
em Anatomia e ex-professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alunos da Biomedicia e Farmácia esperando para entrar no laboratório de anatomia

Grande abraço para todos estudantes da Biomedicina e Farmácia

Que Deus nos oriente para o desenvolvimento de nosso trabalho para que a contribuição aos enfermos seja cada vez mais satisfatória e tranqüila.
Campus : Marquês (Noturno).


sábado, 20 de agosto de 2011

De olho na qualidade dos alimentos


Alimentos estragados, contaminados, vencidos ou armazenados em condições de higiene precárias podem trazer problemas à saúde das pessoas, de pequenas intoxicações a doenças mais graves. Na hora de comprar comida – em supermercados, mercearias, feiras e outros locais – o consumidor precisa estar atento a vários aspectos, da data de validade à conservação das embalagens. São cuidados que garantem a qualidade dos alimentos que chegam em casa.



Nos últimos anos, a Anvisa e os órgãos de vigilância sanitária congêneres vêm intensificando ações para cobrar rigor na qualidade por parte de quem produz e comercializa esses produtos.


Quando se consome um alimento em condições precárias de higiene pode-se enfrentar perigos para a saúde, como físicos (ingestão de pelos, pedaços de vidro e plástico), químicos (resíduos de substâncias tóxicas) e biológicos (contaminação com vírus, bactérias e parasitas). A intoxicação alimentar é uma conseqüência da ingestão de comida estragada. Quando isso acontece, em geral, a pessoa apresenta sintomas como mal-estar, dores de estômago, diarréia e vômito. As intoxicações podem levar a outros agravos na saúde.



Problemas com alimentos podem provocar doenças como verminoses, hepatites e o botulismo alimentar. Essa última é uma forma bastante perigosa de intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. Essa intoxicação se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso e, se não tratada a tempo, é capaz de provocar a morte.



Nesse cenário, as crianças são ainda mais vulneráveis a problemas com alimentos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as doenças transmitidas por alimentos são responsáveis por 1,5 bilhão de casos de diarréia e por três milhões de mortes em crianças menores de cinco anos no mundo inteiro.







quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Roteiro de Osteologia BIOMEDICINA, FARMACIA e ESTÉTICA

Alunos

Os roteiros de estudos para aulas práticas já estão disponíveis no site (aula livre).
OBS: No laboratório de anatomia humana o aluno deve portar EPI, atlas e roteiro

atenciosamente

Prof. Ivan Sanches

sábado, 6 de agosto de 2011

Um quê de arrogância

Faz sentido separar os humanos de todo o resto da diversidade biológica? O livro ‘O terceiro chimpanzé’, resenhado na CH de junho, busca desfazer a ruptura discreta e arbitrária que isola a humanidade de todos os outros seres vivos.


Por: Claudia Russo

Publicado em 11/07/2011
Atualizado em 19/07/2011

Um apanhado sobre as modificações anatômicas e comportamentais que nos fizeram a espécie que somos hoje é o mote deste novo livro do biogeógrafo norte-americano Jared Diamond.


O título do livro enaltece a pequena grandeza das diferenças, comparando genomas do ser humano, o chamado terceiro chimpanzé, com o chimpanzé comum da África tropical e o chimpanzé pigmeu do Zaire.

Por que não nos chamamos de Pan sapiens?Por que não nos chamamos de Pan sapiens? Faz sentido promover uma dicotomia entre humanos e o resto da diversidade biológica? Ou isso é apenas arrogância e egocentrismo nosso?

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/282/um-que-de-arrogancia/?searchterm=Um quê de arrogância